10 dicas pra decorar um apartamento pequeno

[aps-counter]
10 dicas pra decorar um apartamento pequeno

Vai decor uma kitnet ou studio e está lutando pra encontrar espaço pra tudo? A gente pode te ajudar! ;D

Reunimos algumas dicas e truques valiosos que irão te ajudar na decoração do seu novo apartamento.

Prefira cores claras 

Decoração Online - Apartamento pequeno. Nossa dica é usar cores claras nas paredes, deixando o colorido para objetos e acessórios. Elas ajudam a dar sensação de amplitude, refletem a luminosidade e dão um ar mais leve e aconchegante ao espaço.
Nossa dica é usar cores claras nas paredes, deixando o colorido para objetos e acessórios. Elas ajudam a dar sensação de amplitude, refletem a luminosidade e dão um ar mais leve e aconchegante ao espaço.

 

Decoração online: Nossa dica é usar cores claras nas paredes, deixando o colorido para objetos e acessórios. Elas ajudam a dar sensação de amplitude, refletem a luminosidade e dão um ar mais leve e aconchegante ao espaço. Além dos clássicos branco, off-while e bege, você pode obter o mesmo efeito optando por tons pastéis de verde, rosa e azul.
Além dos clássicos branco, off-while e bege, você pode obter o mesmo efeito optando por tons pastéis de verde, rosa e azul.

Crie o efeito de continuidade 

Decoração Online - Apartamento pequeno. Este é um ótimo recurso pra dar aquela sensação de área mais ampla, para obter este efeito, escolha a mesma cor na parede e no piso. É que mudanças muito bruscas, especialmente em espaços integrados (que são bastante comuns em apartamentos pequenos, do tipo studio ou kitnet) fazem com que o o espaço, que já é pequeno, pareça muito dividido, e com isso, menor.
Este é um ótimo recurso pra dar aquela sensação de área mais ampla, para obter este efeito, escolha a mesma cor na parede e no piso. É que mudanças muito bruscas, especialmente em espaços integrados (que são bastante comuns em apartamentos pequenos, do tipo studio ou kitnet) fazem com que o o espaço, que já é pequeno, pareça muito dividido, e com isso, menor.

Abuse de espelhos 

Decoração Online: ambiente decorado com espelhos.
Além da sensação de amplitude, com a ilusão de duplicação do espaço, os espelhos também trazem luminosidade ao espaço, através do reflexo da luz do próprio ambiente. Escolha espelhos grandes e coloque eles em mais de uma parede (ou nas portas de armário) do mesmo ambiente, dando assim o efeito de infinito. 

Use linhas pra alongar 

Decoração Online: Ambiente decorado com listas.
Linhas retas e listras dão a impressão de um ambiente mais comprido, alongando o espaço. Você deve ter ouvido esta mesma dica sobre moda, né? É exatamente o mesmo conceito. E se o seu problema for um teto baixo, aposte em um papel de parede com linhas verticais. Esta dica também é muito bacana pra amenizar um ambiente muito quadrado.

Escolha móveis baixinhos 

Ambiente decorado. Evite armários grandes e pesados. Este é um dos principais erros na decoração de um apartamento pequeno. Com a limpeza visual, o ambiente fica maior. A nossa dica é investir em estantes abertas e baixas, racks e móveis mais leves e pouco volumosos, que não ocupem toda a parede, deixando a área superior (a de visão), livre e mais leve.
Evite armários grandes e pesados. Este é um dos principais erros na decoração de um apartamento pequeno. Com a limpeza visual, o ambiente fica maior. A nossa dica é investir em estantes abertas e baixas, racks e móveis mais leves e pouco volumosos, que não ocupem toda a parede, deixando a área superior (a de visão), livre e mais leve.

Prefira móveis compactos

Decoração Online - Ambiente decorado: sala de TV. Apartamento pequeno - Móveis compactos.
Móveis muito volumosos roubam espaço do ambiente e reduzem a área de circulação. O maior vilão da sala, por exemplo, costuma ser o sofá. Nossa dica é escolher um modelo mais compacto e com braços pequenos e retos. É que aqueles que possuem braços largos (ou muito volumosos) acabam roubando muito espaço. Vale usar esta mesma regra na escolha de outros móveis. 

Escolha peças com mais de uma utilidade 

Assim você terá um ambiente mais prático, sem poluir o visual ou comprometer a circulação. Você pode, por exemplo, escolher um móvel versátil como um pufe redondo para sua sala de estar. Ele pode ser usado como apoio para os pés, mesa de centro ou até mesmo como um banquinho para visitas. 
Assim você terá um ambiente mais prático, sem poluir o visual ou comprometer a circulação. Você pode, por exemplo, escolher um móvel versátil como um pufe redondo para sua sala de estar. Ele pode ser usado como apoio para os pés, mesa de centro ou até mesmo como um banquinho para visitas.

Portas de correr 

Decoração Online: Prefira portas de correr. Elas são uma ótima opção para ambientes pequenos, pois não ocupam espaço quando abertas. 
Prefira portas de correr. Elas são uma ótima opção para ambientes pequenos, pois não ocupam espaço quando abertas.

Prefira portas de correr. Elas são uma ótima opção para ambientes pequenos, pois não ocupam espaço quando abertas. 

Janelas abertas 

Decoração online - Ambiente decorado. A claridade tem o poder de ampliar o espaço. Uma ótima alternativa é integrar a varanda ao sala de esta. Se sua casa não tem varanda e você sofre com a falta de luz natural, nossa dica é investir em um bom projeto iluminação, posicionando as lâmpadas de forma estratégica, é possível que os espaços pareçam maiores.
A claridade tem o poder de ampliar o espaço. Uma ótima alternativa é integrar a varanda ao sala de esta. Se sua casa não tem varanda e você sofre com a falta de luz natural, nossa dica é investir em um bom projeto iluminação, posicionando as lâmpadas de forma estratégica, é possível que os espaços pareçam maiores.

Integre ambientes 

Decoração Online: Ambiente integrado. Integrar ambientes é uma ótima forma de otimizar espaços. O segredo é fazer um bom planejamento antes de definir a disposição da área, usando cores (nas paredes, no piso ou tapetes) para delimitar o espaço de cada ambiente. Vale também criar espaços multiuso com araras, gaveteiro, prateleiras e cubos. Invista na composição de cores e objetos pessoais que além de funcional o resultado ficara incrível.
Integrar ambientes é uma ótima forma de otimizar espaços. O segredo é fazer um bom planejamento antes de definir a disposição da área, usando cores (nas paredes, no piso ou tapetes) para delimitar o espaço de cada ambiente. Vale também criar espaços multiuso com araras, gaveteiro, prateleiras e cubos. Invista na composição de cores e objetos pessoais que além de funcional o resultado ficara incrível.

 

A gente quer saber como ficou!

Se a gente conseguiu te ajuda com uma de nossa dicas, manda notícias pra gente. 

É só postar no insta e marcar a gente (@instadecoradoria) ou usar a hashtag #valeudecoradoria. Quem sabe não postamos algo aqui ou compartilhamos em nossas redes pra inspirar nossos seguidores? ;D

 

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Assine nossa newsletter!